Consideramos o espaço Quintal da Vila como a junção de todas as pessoas que o compõe, com suas individualidades e contribuições ao coletivo.
O Quintal da Vila nasceu usando o termo Creche Parental ou Quintal Parental como definição, devido à intensa participação de famílias na criação e elaboração do projeto. Com o tempo, entendemos que esse termo não abraçava a totalidade do trabalho realizado no espaço. Hoje nos denominamos como um “Quintal”.
Os “Quintais”, presentes em todo o Brasil, são espaços de educação infantil não-formal, que buscam romper com os modelos educacionais não-horizontais, em que existe um afastamento na relação entre famílias e instituição, ou mesmo uma demanda curricular para bebês e crianças da primeira infância que não priorizam seus processos de desenvolvimento por meio de sua liberdade e curiosidade.
Ou seja, os Quintais buscam trazer à tona a noção de comunidade e priorizam a autonomia da criança, o vínculo afetivo, o brincar livre e o contato com a natureza.
O QUINTAL DA VILA é um espaço não-formal de educação infantil para crianças de 0 à 5 anos, que tem como principal objetivo a convivência e troca entre crianças, famílias e educadories com um foco afetivo, pensando no desenvolvimento desses vínculos e priorizando o espaço e tempo para o livre brincar – prática que tem como consequência o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional des bebês e das crianças.
O Quintal da Vila oferece CONSULTORIAS para idealizadories de espaços pensados para a infância, como escolas, quintais, creches parentais / quintais parentais, casas de brincar, brinquedotecas, espaços de recreação e outros. A consultoria envolve desde a concepção pedagógica e criação do projeto até a etapa prática e a construção do espaço físico. Também realizamos IMERSÕES e CURSOS temáticos e de formação a partir de nossa prática pedagógica pensadas para educadories, cuidadories, mães, pais e interessades.
O Quintal cresceu muito nos últimos dois anos! Recebemos aqui dezenas de educadories interessades em pensar a primeira infância, o brincar livre e o desenvolvimento das crianças em liberdade e em meio à natureza.
Foi então que sentimos a necessidade de criar momentos e espaços para trocarmos, ensinarmos e aprendermos em coletivo
Tem interesse? Escreva pra gente.
“A volta ao trabalho foi uma das fases mais difíceis que passei no início da maternidade. Foi bem nesse momento que o Quintal apareceu em nossas vidas. Dedicação, respeito, leveza, cuidado, liberdade, alegria, empatia, segurança e amor, são temperos que acompanham o dia a dia das crianças e dos pais que fazem parte dessa família.
“A minha alegria maior foi quando, um belo dia, deixando meu filho no Quintal, ele disse “tchau mamãe!”. Noutro dia de manhã: “qué í Quital”. Em outras palavras, isso significa “estou à vontade no Quintal me sinto bem, posso confiar”. De fato, a adaptação foi muito paciente. Tivemos todas as demandas acolhidas. Até hoje, 6
“Quando eu e minha companheira chegamos em SP, me senti sozinho e inseguro quanto ao processo da paternidade que iria enfrentar, sem a nossa rede de apoio, pois nossas famílias moram em outros estados. O Quintal da Vila foi o ponto de amor, segurança e apoio que precisávamos para seguir nossa caminhada de uma maneira
“É um lugar que privilegia o potencial da criança. Respeita a individualidade de cada um. Tem profissionais capacitadas e dedicadas, tem muito carinho e cuidado com as crianças. Elas se sentem queridas. Respeitam o ritmo e peculiaridades de cada uma.”
“Nossa adaptação no Quintal (sim, nossa, porque nós pais também precisamos nos adaptar ao fato do Tomé passar a ser cuidado em um outro espaço e por pessoas que não fôssemos nós) foi e é uma construção: as educadoras nos receberam com muito carinho e respeito, e, no tempo que foi possível para cada um,
“Antes de encontrar o Quintal da Vila, estávamos preocupados ao procurar um lugar pra nossa filha de 9 meses ficar enquanto trabalhávamos. Ela ainda era pequena, mas se adaptou super rápido. Foi difícil no começo, os pais chorando mais que o bebê, mas fiquei tranquila ao ver que ela estava recebendo muito colo e carinho