“ACHO QUE O QUINTAL ONDE A GENTE BRINCOU É MAIOR DO QUE A CIDADE. A GENTE SÓ DESCOBRE ISSO DEPOIS DE GRANDE.”
Manoel de Barros
O espaço é pensado para que as crianças tenham contato com elementos de diversas naturezas e texturas que colaboram para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças.
É neste Quintal que o imaginário e o lúdico são alimentados. Seja explorando a terra, rolando pela grama, pulando no tanque de areia, se escondendo pelos galhos da jabuticabeira, ou cuidando da nossa horta, as crianças desenvolvem imaginação, criatividade, brincadeiras e ampliam seu repertório com objetos não estruturados. Em outros momentos, dão preferência aos escorregadores, brinquedos Pikler ou brincadeiras simbólicas, como panelinhas, telefones ou fantasias.
Para respeitar e acolher todas essas nuances de energia, preparamos nosso espaço.
ÁREA EXTERNA
A preferida entre adultes e crianças e a parte mais ampla do nosso Quintal, a área externa proporciona o contato e familiaridade com a natureza e com elementos e texturas orgânicas tão ricas à infância.
Elementos naturais são verdadeiras preciosidades para a primeira infância. O contato com a natureza reforça o sentimento de pertencimento, de que todes fazemos parte de um todo, aflorando o cuidado de si e do mundo. Além de contribuir para o desenvolvimento sensório motor, lúdico e criativo.
ÁREA INTERNA
Pensando em dias de chuva e frio, principalmente, o Quintal conta com áreas fechadas e abertas, porém cobertas. Esses espaços são transformados diariamente, conforme as atividades e brincadeiras desenvolvidas, incluindo nosso ateliê de arte. Sob nossa marquise, as crianças observem a chuva cair e os passarinhos procurarem nossas jabuticabas, integrando o tempo da natureza em si.
QUARTO DO SONO
Contamos com um quarto reservado para o sono das crianças, por ser primordial para nós. Independente da idade e da fase em que estão, sabemos o quanto se faz necessário para primeira infância os momentos de pausa, relaxamento e sono. Oferecendo tempo e espaço para tal, as crianças passam a se reconhecer em relação ao estado em que estão, facilitando que se avaliem e decidam, com a ajuda de ume adulte ou não, quando precisam descansar.
COMEDORIA
O espaço reservado para almoços e lanches é pensado para que as crianças desenvolvam total autonomia: Desde lavar as mãos na pia até servir a si próprie na bancada, ambas à altura des pequenes.
Entendemos a importância em termos uma área reservada para a partilha de alimentos que não se confunda com o espaço de brincar. Dessa forma, cultivamos o hábito de saborear o alimento, reconhecendo e identificando cada elemento à mesa. Sem distrações e com presença ao ritual coletivo.
ROTINA
No Quintal da Vila não há uma rotina rígida a ser cumprida diariamente, entretanto, estabelecemos algumas propostas de organizações para o dia, conforme sentirmos a energia do coletivo. Os horários de alimentação e sono são regidos conforme as necessidades das crianças sem prevalecer o tempo de adulte. No entanto, alguns processos coletivos, como lanches e almoço acontecem e são importantes de serem vivenciados pelas crianças.
Procuramos manter uma rotina organizada que respeite a criança em todos os momentos e estados, considerando desde a chegada, eufórica e agitada, trabalhando a expressão expansiva, até momentos mais tranquilos, privilegiando também o interno, a expressão introspectiva. Para isso, esses educadores pensam e preparam o espaço no intuito de acolher e possibilitar essas nuances de energia, realizando desde rodas de dança até momentos de leitura, por exemplo.
ALIMENTAÇÃO
No Quintal da Vila pensamos a alimentação como parte do cuidado da natureza.
Por nos preocupar com o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, pensamos que a alimentação é parte fundamental da rotina coletiva. Por isso, além de proporcionar momentos de partilha de alimentos, o Quintal preza pela composição desta atividade de maneira nutritiva. Fornecemos frutas diversas (banana, maçã, pêra, mamão, manga, entre outras, procurando alternar semanalmente) e sempre orgânicas.
Como complemento, cada família é responsável por colaborar com o lanche de acordo com um rodízio criado coletivamente, de forma simples e nutritiva. Dessa forma, partilhamos um pouco da cultura de cada família, além de colaborar para a criação da diversificação do paladar das crianças e proporcionar que o vínculo afetivo e o cuidado se criem também por outros sentidos.
OFICINAS
Acreditamos que a presença de outras pessoas, com abordagens distintas e suas individualidades enriquecem o processo do desenvolvimento social das crianças. Além disso, abrimos oportunidades para que tenham contato a diferentes experiências no Quintal com vivências em diversas linguagens (teatro, contações de história, música, jardinagem, tintas naturais, yoga, shantala, entre outras atividades).
Recebemos propostas de projetos de oficinas de artistas e colaboradories que podem, ou não, serem integrantes do Quintal. Isto é, pais e mães também podem oferecer atividades e deliberaremos em reunião coletiva as propostas recebidas.
As oficinas não acontecem com frequência, sendo uma experiência única mensal.
Todas as informações acima são passíveis de mudança, de acordo com combinados realizados entre o grupo de famílias e educadories do Quintal, bem como toda deliberação existente no projeto.