Nosso trabalho pedagógico tem como principal influência a Abordagem Pikler, perpassando por outras referências como Maria Montessori, Reggio Emilia, Educação Viva e Consciente e Paulo Freire.
Ao estudarmos a primeira infância nos deparamos com diverses autories e referências inspiradories. No Quintal, procuramos nos manter conectades com pesquisas atuais de estudioses contemporânies, mas também com nosses mais velhes, mestries da educação. Além, é claro, de nos mantermos atentes à nossa intuição e sensibilidade.
A pediatra húngara Emmi Pikler é nossa grande mestra inspiradora. É por meio de sua pesquisa a respeito dos três pilares da primeira infância, vínculo afetivo, livre brincar e autonomia, que o Quintal baseia sua prática, suas relações e sua proposta pedagógica.
A partir da construção de uma base sólida, partimos a pesquisar outras influências que complementassem nossos estudos e chegamos à Maria Montessori, Reggio Emilia, Paulo Freire e Educação Viva e Consciente, proposta por Ivana Jauregui. Dessa forma, conseguimos expandir nossos estudos para além da faixa etária dos 0 aos 3 anos, ampliando nossas visões de mundo.
O coletivo de educadories do Quintal da Vila se mantém em constante formação, se caracterizando por um espaço vivo e em transformação. Novas e necessárias buscas e olhares acontecem frequentemente, ao estudarmos mais sobre Educação Antirracista e para a Diversidade.